- Se uma peça move-se para uma casa ocupada por uma peça adversária, esta é capturada e retirada do tabuleiro, isso fazendo parte do mesmo lance.
- Diz-se estar uma peça atacando uma casa se esta peça puder capturar naquela casa.
Movimento:
- Nenhuma peça pode se mover a uma casa ocupada por uma peça de sua cor.
- Nenhuma peça pode se mover a uma casa ocupada por uma peça de sua cor.
Segue a descrição dos movimentos válidos para cada peça:
A DAMA:
A dama move-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal que ocupa.
A TORRE:
A torre move-se a qualquer casa ao longo da coluna ou fileira que ocupa.
O BISPO:
O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa.
Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem ‘pular’ sobre nenhuma peça em seu caminho.
O CAVALO:
O cavalo move-se para a casa mais próxima em relação à qual ocupa, mas não na mesma coluna, fileira ou diagonal.
Considera-se que ele ‘não passa’ pelas casas adjacentes.
O PEÃO:
- O peão avança para uma casa vazia, imediatamente à sua frente na mesma coluna, ou
- Em seu primeiro lance o peão pode avançar duas casas na mesma coluna, desde que ambas estejam vazias, ou
- O peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça.
A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant.
Suponha um peão branco em e5, um peão avançado, portanto. Se o jogador das pretas jogar o peão da coluna f de f7 para f5 (avançando duas casas no primeiro lance do peão), o jogador das brancas tem permissão para capturar este peão, colocando seu próprio peão de e5 em f6, e anotando uma captura en passant. Se em vez de ter jogado f5, o jogador das pretas tivesse jogado d5, com o peão também saindo de sua posição inicial em d7, novamente o peão das brancas poderia capturar en passant. A captura en passant é admitida somente imediatamente ao avanço de duas casas do peão adversário, ou seja, se o peão que avançou duas casas de uma vez não for tomado imediatamente, a tomada en passant deste peão não mais poderá ser realizada.
Obviamente, as outras formas de captura continuam válidas nestes casos, podendo o adversário preferir uma captura normal a uma captura en passant. Se, ao invés de andar as duas casas no seu primeiro movimento no jogo, ele andar uma apenas e depois na jogada seguinte outra casa, apenas métodos normais de captura serão permitidos.
Promoção
Outro movimento característico dos peões é a promoção. Esta acontece quando um peão atinge a última linha, ou inversamente a primeira do adversário. Quando isso acontece o jogador tem de converter o Peão numa Dama, Torre, Bispo ou Cavalo.
Outro movimento característico dos peões é a promoção. Esta acontece quando um peão atinge a última linha, ou inversamente a primeira do adversário. Quando isso acontece o jogador tem de converter o Peão numa Dama, Torre, Bispo ou Cavalo.
O REI:
Movimento do rei
a) O rei pode mover-se de duas formas:
I) indo para qualquer casa adjacente não atacada por uma ou mais peças adversárias,
II) ‘rocando’.
Este é um lance do rei com qualquer das torres de mesma cor situada na mesma fileira e é considerado como um lance de rei apenas.
Ele é executado como a seguir:
O rei é transferido de sua casa original a duas casas em direção à torre e, então, a torre é transferida sobre o rei para a casa qual o rei acaba de atravessar.
| Antes do roque grande das pretas. | Depois do roque grande das pretas. |
1) O roque é ilegal:
a]se o rei já foi jogado ou
b]com uma torre que já tenha sido jogada.
b]com uma torre que já tenha sido jogada.
2) O roque está temporariamente impedido:
a] se a casa original do rei ou uma casa pela qual o rei deve passar ou ainda a casa a ser ocupada pelo rei ao fim do roque, estiver atacada por uma peça adversária.
b] se houver alguma peça entre o rei e a torre com a qual se pretende rocar.
b] se houver alguma peça entre o rei e a torre com a qual se pretende rocar.
b) Um rei é dito ‘em xeque’, se estiver sob o ataque de uma ou mais peças adversárias, mesmo que essas peças não possam se mover. Avisar um xeque não é obrigatório. Um jogador não deve fazer um lance que coloque ou deixe seu rei em xeque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário